Bem vindos!

Confabulemos...

20 junho 2012

Fast food e Slow food...você sabe a diferença??


                                 Fast Food                                                                    Slow Food
Fast Food significa comida rápida. Este tipo de refeição surgiu nos Estados Unidos e reúne, principalmente, lanches como batatas fritas, empanados, sanduíches. Para representar os fast foods grandes cadeias de lanchonetes estão espalhadas pelo mundo. Elas surgiram nos anos 70 e hoje estão em praticamente todos os grandes centros das metrópoles.
Os lanches, batatas fritas, refrigerantes, hambúrgueres e empanados são ricos em gorduras e açucares com grande tendência a provocar o aumento de colesterol ruim nas pessoas que os consomem.

As principais marcas de fast food espalhadas pelo mundo são: McDonald’s, Burger King, KFC, Subway, Wendy’s, Taco Bell, Pizza Hut e Well’s. Já no Brasil, os principais produtores de fast food são Bon Grillê, Bob’s, Habib’s, Giraffa’s, McDonald’s, Casa do Pão e Queijo, Gordão Lanches, KFC, T.G.I.Fridays, La Bella Pasta, Bonaparte, Burger King e Spoleto.
Em contrapartida ao Fast food surgiu o Slow food  criado por uma associação internacional que defende os produtos alimentares e comidas feitos de maneira lenta e à base de técnicas de cultivo e processamento herdados por tradição.
Slow food proveniente do inglês e significa ao pé da letra “comer devagar”. Mas o curioso é que esse movimento, que começou em 1989 na Itália, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food,  ao ritmo agitado da vida atual; que valoriza a rapidez e não a qualidade, a redução das tradições culinárias regionais; ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação, na procedência e sabor dos alimentos e em como nossa escolha alimentar pode afetar o mundo.

Benefícios são muitos quando se pára para comer bem . Ele resgata valores tão importantes, mas que muitas vezes passam despercebidos. Não é à toa que ele já está sendo disseminado pelo mundo todo, inclusive o Brasil.
Alimentos fresquinhos têm um sabor super especial e fazem muito bem à saúde;
* Tente se “desligar” da  correria por alguns instantes e reserve um tempo para si, para cultivar o bem-estar, pensar em coisas boas. Uma ótima oportunidade para isso é a hora das refeições: procure comer em lugares calmos, em ambientes tranquilos o suficiente para te deixar “pensar positivo”, enquanto saboreia uma comida gostosa, saudável e justa;
Sempre que puder, arrume um espaço na agenda pra estar na companhia de pessoas agradáveis. Almoços e jantares são ótimas oportunidades pra isso.
Refeições mais lentas, de preparos mais elaborados, com produtos frescos, condimentos que complementam a alimentação. Valorização de uma refeição em família, um momento dividido entre todos, desde o preparo à degustação em família, dialogada, vivenciada. Momento de convívio familiar.
Neste contexto existe a valorização das saladas, dos vinhos e pescados. As estrelas deste segmento Slow food são os pequenos produtores agrícolas, chefs de gastronomia, pesquisadores e nutricionistas.
***********************************************************************************************************
Fonte: ihaa.com.br            http://www.portalemforma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seu comentário