Ah!!! Como é bom pegar aquela conexão de 8 horas de espera... E quando o voo atrasa e a gente fica um tempão no aeroporto? Espetacular! Melhor ainda é chegar 5 horas antes do horário da partida, em vez das 2 horas regulamentares. Calma, gente... Não estou maluca. É que em Changi, Cingapura fica o melhor aeroporto do mundoe essas horas de espera são bem aproveitadas. Lá, esperar pelo voo é um programão.
O Changi recebeu este ano o “Oscar” dos aeroportos: foi o vencedor do principal prêmio do World Airport Awards, uma pesquisa mundial entre passageiros de 190 aeroportos de todo o mundo. Além do primeiro prêmio – por ter a melhor média em todos os quesitos – ele foi também vencedor na categoria “lazer e entretenimento”. E nas demais (melhores lojas, imigração mais rápida, etc), ficou sempre em honrosos segundo ou terceiro lugares. O Changi é o vigésimo-primeiro aeroporto mais movimentado do mundo. Recebe 37 milhões de passageiros por ano, mais do triplo do Tom Jobim e 50% a mais do que Guarulhos.
Inaugurado em 1981, o Singapore Changi suporta um fluxo anual de mais de 30 milhões de passageiros. Recebe, diariamente, 4 mil voos de 80 companhias aéreas.
No terraço do hotel de trânsito, há uma piscina com bar. Para quem está hospedado no hotel, é de graça. Quem não está paga o equivalente a R$ 15,00 e já pode ir pegando uma corzinha ou dando umas braçadas enquanto não chega a hora do embarque.
Para os fanáticos por malhação, que não perdem uma oportunidade de queimar calorias, há uma academia com equipamentos de última geração. Para os preguiçosos como eu ou aqueles que merecem relaxar depois um voo longo, um spa oferece massagem com aromaterapia.
E não é tudo! Os amantes da natureza podem passear pelos jardins. Sim! Jardins no plural. Dá para escolher qual jardim o passageiro quer visitar: de orquídeas, de cactus, de girassóis, de plantas aromáticas e tem até um de borboletas! Acha isso chato? Prefere uma “night”? O aeroporto tem um lounge bar. Ok, seu perfil é mais nerd. Pode ir para a sala de jogos eletrônicos (com os últimos lançamos do XBOX e Playstation). E se você esqueceu o laptop em casa, há computadores de graça espalhados por todos os cantos. Internet gratis também.
A lista de mimos não acaba aí... Conforme o tempo de espera entre um voo e outro, o aeroporto oferece uma série de atividades de graça. Por exemplo: quem tem de enfrentar mais de 5 horas de espera pode pegar um passeio gratuito para conhecer as principais atrações turísticas de Cingapura.
São tantas opções de refeições: 27 cafeterias, 23 restaurantes e bistrôs. Só de vegetarianos, são 3. De comida Halal – a permitida para os muçulmanos – são 12. Ah, para as crianças, tem playground e um museu de arte interativa, onde elas podem soltar a imaginação pintando e esculpindo.
O único risco é o passageiro ficar tão entretido e acabar perdendo o avião...
7 curiosidades sobre o melhor aeroporto do mundo
1 - Jardins temáticos
Um jardim de 330 metros quadrados, situado dentro do Aeroporto Changi, é lar de mil borboletas de 47 espécies e de 200 plantas carnívoras e insetívoras. Um ambiente tropical, com vários tipos de flores e uma cachoeira de 6 metros de altura foram especialmente construídos para que as pessoas que transitam pelo terminal 3 possam ter um momento de paz e tranqüilidade sem precisar sair do aeroporto.
E o jardim de borboletas é apenas um dos jardins temáticos do aeroporto! A “trilha da natureza” também inclui jardins de girassóis (e de luzes à noite), orquídeas, cactus, carpas japonesas e de fragrâncias, com plantas aromáticas como a Cananga, um dos principais ingredientes do perfume Chanel No. 5.
Tobogã
Se a adrenalina das turbulências não é o suficiente pra você, que tal o maior tobogã de Cingapura? A uma velocidade de 6 metros por segundo, você desce do terceiro andar ao térreo (12 metros de altura). O preço da brincadeira é 26 reais (22 dólares de Cingapura) por duas descidas.
Área de Entretenimento
No terceiro andar do Terminal 2 existe um Área de Entretenimento para os jovens ou entusiastas de videogames, com jogos de PC em rede (LAN) e consoles de Xbox 360 e PlayStation 3– tudo gratuito. Nesse mesmo terminal também existe um cinema grátis, com várias opções de lançamentos. Ninguém mais vai reclamar pela espera por conexões!
SPA de peixes
Esqueceu de cortar o cabelo e seu tempo, esse sim, está curto? Precisa dar um trato no visual? No próprio aeroporto você encontrará um salão de beleza à sua disposição. E se suas pernas ainda estiverem inchadas depois de uma longa viagem internacional, não se aflija! Passe no SPA de peixes para um tratamento bastante exótico e eficiente.
Para quem preferir opções mais “tradicionais”, o SPA também oferece tratamentos com massagem e reflexologia. E tudo em um ambiente paradisíaco, afastado de lojas e terminais de check in e próximo a um belíssimo tanque de carpas.
E que tal um banho de piscina pra dar uma refrescada? Por uma taxa de 17 reais ($ 14) não apenas a piscina, mas a Jacuzzi, chuveiros, toalhas e uma bebida gratuita no bar são disponibilizados aos passageiros. Caso você tenha esquecido a roupa de banho, só o banho convencional no chuveiro custa 10 reais.
Para os que passaram horas dolorosamente comprimidos em assentos de classe econômica e não vêem a hora de tirar uma soneca, pousaram no lugar certo! O Aeroporto de Changi é o melhor do mundo para se dormir. Ele possui “áreas de cochilo” em 3 terminais, e os valores vão de 12 reais por pessoa (em cubiculos) a 42 reais por 3 horas em quartos de hotel. Para quem não quiser gastar dinheiro, salas de descanso com poltronas individuais são disponibilizadas gratuitamente.
Outro serviço gratuito é o tour por Cingapura, que passa pelos principais pontos turísticos da ilha e deixa os passageiros de volta no aeroporto.
Encontros com celebridades
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seu comentário