Quantidade certa de alimentos e bebidas evita o desperdício da ceia
Aprenda a calcular a quantidade certa de alimentos e bebidas para as suas festas de fim de ano.
Sabe qual é a preocupação número um de quem vai receber os convidados para a ceia de Natal? Para a comerciante Vanessa Bernardes, o mais difícil saber o que fazer para o cardápio.
Se é o seu caso também, aqui vão algumas dicas.
Na hora das compras, pense em um prato de entrada, para servir já na chegada dos convidados. A sugestão é o patê. São três colheres de sopa por pessoa.
Para o prato principal, as opções de carne mais comuns são: peru, chester, tender e pernil. Como são vendidas em peças que pesam entre dois e quatro quilos, tem de levar em consideração que serve por volta de 10 pessoas. Se você optar por comprar por quilo, calcule mais ou menos 250 gramas para cada pessoa.
Os acompanhamentos. O arroz não pode faltar. Um copo americano cheio rende o suficiente para quatro pessoas. Para a farofa, calcule quatro colheres de sopa por convidado. Uma travessa grande de salada serve até 20 pessoas.
A parte mais difícil talvez seja calcular a quantidade de bebidas. Ajuda muito se você souber a preferência de cada convidado. Por ser uma ceia com a família fica até fácil saber isso.
A quantidade de opções de bebidas influencia no cálculo. Então vamos imaginar que você vá oferecer quatro tipos de bebidas.
Faça o seguinte cálculo: uma garrafa de vinho serve seis pessoas.
Uma garrafa de cerveja serve duas.
Uma de espumante para até três convidados.
Já se você incluir whisky, uma garrafa é o suficiente para 15 pessoas.
Quem organiza festas faz esse cálculo em cima do total de convidados, independente do gosto de cada um.
Na hora de planejar as sobremesas, as frutas são indispensáveis.
Docinhos também podem fazer sucesso na ceia de Natal. Em uma confeitaria, a sugestão aos clientes é calcular para cada convidado três unidades de doces.
Peça ajuda ao atendente para calcular a quantidade de castanhas e frutas secas. Use como referência a seguinte medida: 150 gramas por pessoa.
Para o panetone não existe consenso. Você pode até passar da conta e não faz mal sobrar.
Se prepare: assim como um convidado pode faltar, também pode aparecer quem não estava previsto.
Sabe qual é a dica? “É estar preparado de 20% a 30% a mais do número total de convidados. Sempre dá certo”, conta a dona de buffet Luciane Alves Gomes.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/quantidade-certa-de-alimentos-e-bebidas-evita-o-desperdicio-da-ceia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aguardo seu comentário